A APAE de Maringá foi fundada em 07 de dezembro de 1963, com a missão institucional de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com pessoa com deficiência intelectual e múltipla e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Na cidade de Maringá a APAE oferece escolarização em dois complexos escolares, a Escola Diogo Zuliani, que foi fundada em 13 de agosto de 1964 com o objetivo de atender pessoas com deficiência de 0 a 15 anos e a Escola Reynaldo Rehder Ferreira fundada em 13 de agosto de 1990 com o objetivo de atender adolescentes, jovens e adultos acima de 15 anos.
Além da escolarização a APAE de Maringá realiza orientação e encaminhamento ao Mercado formal de trabalho, projetos de apoio a escolarização de contra-turno e encaminhamento na área da saúde.
Atualmente APAE de Maringá atende 1065 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. Caracteriza-se como entidade filantrópica de atendimento especializado visto que apresenta em seu trabalho uma proposta a ajustada às necessidades de seus atendidos frente ao disposto na legislação vigente.
No início dos trabalhos da Apae de Maringá, atendendo pessoas com deficiência intelectual e múltipla encontrávamos muitas barreiras e dificuldades. Esta situação fez com que a Entidade buscasse sempre inovar buscando novas parcerias, para melhor atender essa parcela da população que ficava as margens da sociedade, na segregação. Após anos de trabalho, direitos e deveres foram conquistados, tanto no âmbito acadêmico como social e laboral. Hoje sabemos que temos o respeito, aceitação e a credibilidade perante a sociedade. Trilhando todos esses anos de árduo trabalho e com a certeza que são merecedores, almejamos a Apae do Futuro. Neste pensamento seguimos buscando aprimorar nosso atendimento, que visa a formação integral da pessoa com deficiência.