Deficiência Intelectual: Atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas
Instituições parceiras: UFSM e UFPR
Coordenadores da pesquisa: Sabrina Fernandes Castro e Iasmin Zanchi Boueri
Data de início da pesquisa: Abril de 2022
Previsão de término da pesquisa: Dezembro de 2023
Fase atual da pesquisa: Trata-se de um projeto que faz parte parte do acordo de cooperação técnica pactuado com as duas universidades e que envolve três outras pesquisas.
Pesquisadores envolvidos: 03
Objetivo (s) da pesquisa:
Objetivo geral:
Oferecer à comunidade um curso de atualização sobre o conceito, a formação e as práticas pedagógicas relacionadas a deficiência intelectual bem como a tradução e adaptação do Intellectual Disability: Definition, Diagnosis, Classification, and Systems of Supports 12th Edition (Schalock, R. L.; Luckasson, R.; Tassé, M. J.).
Objetivos específicos:
- Traduzir o 12º Manual da AAIDD;
- Analisar o conteúdo, a relevância e a pertinência dos itens do Manual, correção das discrepâncias do material traduzido e adaptação para o contexto brasileiro;
- Analisar a semântica do material traduzido e checagem da clareza das informações verificando o significado das palavras e o uso de expressões na língua portuguesa do Brasil;
- Elaborar e implementar um curso de atualização sobre o conceito, a formação e as práticas pedagógicas relacionadas a deficiência intelectual;
- Divulgar as produções científicas do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Especial e Deficiência Intelectual.
Resultados esperados
Atualização de recursos humanos para atuação com pessoas com deficiência intelectual, bem como atualização do referencial teórico. Participação em eventos científicos para divulgação das ações do projeto.