Apae
15/06/2018
Link copiado com sucesso!!!
A FEAPAEs parabeniza os alunos Marcos Lorenci, Robson Faustino, Adriana da Silva e Volney Rohling das APAEs de Videira e Ituporanga, coordenados pelas Professoras Jesebel Carla M. Ferreira da Silva, Liliane Hofmann Justen e Cíntia Mara Kletember destaques Nacionais na categoria Educação Especial.
Jogos interativos ajudam no dia a dia dos alunos com Síndrome de Down
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participa da VI Feira Nacional de Matemática (FNMAT) com jogos que interagem com os alunos na categoria Educação Especial
Videogame e aprendizagem
O projeto Xbox 360: conceituando matemática através da tecnologia interativa na Educação Especial, que recebeu premiação de destaque na VI FNMAT, conta com a participação de Robson Faustino e Marcos Lorenci, com idades de 14 e 15 anos, respectivamente, que se divertem jogando videogame e ainda fazem demonstração de como aprenderam a realizar cálculos matemáticos básicos de número, quantidade, paridade, maior e menor.
O projeto, orientado pelas professoras Jesebel Moccelini e Jeane Pagliari, foi desenvolvido através de uma proposta inovadora em uma ação interdisciplinar, envolvendo profissionais da Escola Especial Tia Ana de Videira (SC), também ligada à Apae. Jesebel Moccelini, é quem acompanha os dois alunos na feira, juntamente com a diretora da escola, Maria Campos Maccari.
Segundo Jesebel Moccelini, o projeto contou com o envolvimento de profissionais de Pedagogia e Informática Educativa. Este projeto envolveu os profissionais dessas duas áreas, que contribuíram para remover barreiras, criando e aperfeiçoando métodos e estratégias para melhor atender nossos alunos.
O projeto utiliza o Xbox 360 que permite grande variedade de interatividade com os jogos, vídeos, aplicativos, entretenimento e alta tecnologia e proporcionou aos professores executar um trabalho que teve como objetivo ensinar conceitos básicos matemáticos de noções de espaço desenvolvidos a partir da experimentação motora. A referência para aplicação desses conceitos foi o próprio corpo do aluno, como direita e esquerda, frente e trás, em cima e embaixo, dentro e fora e entre objetos.
Na apresentação, Marcos e Robson jogam, e ao final, fazem a soma dos pontos. Durante o jogo, eles realizam os movimentos coordenados pela orientadora, que vai definindo a utilização das pernas no espaço delimitado no chão. As ações são projetadas na tela do stand, através de um Datashow. A participação do público é interessante, que fica até o final, para compreender a importância do jogo.
O envolvimento dos dois alunos, que interagem com o público, é destacado pela orientadora. Este é um dos principais resultados do jogo. O Robson, por exemplo, era muito tímido. Hoje, percebemos a mudança no comportamento dele e agora consegue interagir com quem está assistindo à demonstração.
A VI Feira Nacional de Matemática (FNMAT) foi realizada pela primeira vez na região Norte, no período de 23 a 25/05, sendo coordenada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), com apoio da Ufac. Mais de 100 trabalhos científicos envolvendo as diversas áreas da Matemática foram apresentados durante o evento.
RESUMO DO PROJETO:
XBOX 360: CONCEITUANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, o trabalho foi apresentado a nível Nacional representando o estado de Santa Catarina nos dias 23/24 e 25 de maio, 2018 na cidade de Rio Branco – estado do Acre, na VI Feira Nacional de Matemática.
Os alunos Marcos Lorenci e Robson Faustino coordenados pela professora Jesebel Carla M. Ferreira da Silva fizeram uma belíssima apresentação e participação sendo destaque Nacional na categoria Educação Especial, ressaltando que alguns dos demais trabalhos concorrentes foram desenvolvidos com alunos incluídos somente no ensino regular. Num total de 08 trabalhos a Apae de Videira teve a honra e a alegria de trazer ao Município e Estado DESTAQUE NACIONAL. O que queremos destacar é a importância de mostrar a todos que indiferente da condição física, motora ou intelectual todos tem o direito e a capacidade de aprender, desde que sejam dados a eles a oportunidade de mostrar seu potencial. O trabalho foi adaptado dentro da tecnologia interativa e desenvolvido na turma de AEE do período vespertino, dando a todos a oportunidade de aprender a matemática de forma lúdica, envolvendo movimento corporal, linguagem de sinais e diferentes conceitos matemáticos.
Os alunos e a professora também foram acompanhados pelo coordenador da Feira Regional de Matemática Sr. Flavio de Carvalho o qual é um incentivador na realização das Feiras em nossa região
SOBRE O PROJETO:
XBOX 360: CONCEITUANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
LORENCI,Marcos ;FAUSTINO,Robson²;
PAGLIARI, Jeane³; FERREIRA, Jesebel da Silva4.
Resumo: O Xbox 360 é um console de videogame que permite ao jogador uma grande variedade de jogos interativos. Um entretenimento de alta tecnologia aliada ao desenvolvimento da matemática. Abrangendo profissionais das áreas de pedagogia e informática educativa em uma ação interdisciplinar. Tem como objetivo trazer à tona, conceitos matemáticos básicos de: noção de espaço, direita e esquerda, frente e trás, em cima e embaixo, dentro e fora, e entre objetos, cálculos matemáticos básicos, número, quantidade, paridade, maior e menor, casas decimais e resolução de problemas. O projeto foi desenvolvido a partir da experimentação motora e uma planilha de resultados, o intuito de identificar o jogador que obteve maior pontuação, a diferença entre ambos. Onde cada jogada correspondia a um novo problema. Como resultado trouxe a matemática um caráter alegre e divertido de aprender. Podemos concluir que novas experiências trazem bons resultados, pois o educando sente-se motivados a participar.