No oeste catarinense, um trabalho diferente e importante na APAE de Abelardo Luz. É a Horta Hidropônica, projeto que desde 2011 acontece no local, envolvendo 25 alunos.
Atualmente, é feito o plantio e cultivo de alface, agrião e salsinha. As hortaliças são para consumo interno e venda, tendo o intuito profissionalizante. Os alunos mexem nela duas vezes por semana, com orientação dos funcionários da unidade.
* Aprendizado e bons produtos
Para Rosane Gusso, diretora da APAE Abelardo Luz, a horta é fundamental justamente pelo aprendizado profissionalizante. 'Os alunos aprendem algo que pode se tornar uma profissão deles, gerando renda. Além disso, temos produtos mais saudáveis na alimentação dos alunos, pois a horta não usa agrotóxicos e também gera lucro para nossa escola', afirmou.
Leomar Santos, aluno da unidade, é um dos envolvidos com a horta. 'Plantamos salada nela. É bonita, eu gosto de mexer porque é bom mexer com as plantas. Elas crescem bem na água. Já comi e é muito boa', concluiu.
* Saibam mais
A horta hidropônica cultiva as plantas utilizando água e uma soluçâo nutritiva que alimenta as raízes, ou seja, sem o uso do solo. Além de alfaces, agrião e salsinha, podem ser plantadas rúculas, tomates e até flores.
Embora aparente modernidade, a técnica é conhecida desde o Egito Antigo e foi cientificamente evoluída por W.F. Gericke em 1935, nos Estados Unidos.