Apae
29/07/2015
Link copiado com sucesso!!!
De 20 a 22 de julho, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realizou a Semana de Capacitação das equipes técnica, pedagógica e administrativa da entidade. Neste ano, a capacitação abordou vários temas, desde palestras sobre o processo de Trabalho e Acolhimento até orientações sobre atendimento de Primeiros Socorros para alunos e colaboradores da entidade.
O primeiro dia do evento contou com a capacitação sobre Currículo Funcional Natural, ministrada pela doutora em Psicologia e especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica,
Marina Corbetta Benedet. Na oportunidade os participantes puderam discutir sobre o tema, desde questões históricas, até a reflexão sobre práticas e afazeres diários. Um dos objetivos da capacitação foi reconhecer o que já é aplicado enquanto proposta de Currículo Funcional na Apae de Brusque, levantar as dificuldades e a partir disso traçar novos objetivos em busca de melhorias. O mesmo tema foi trabalhado com as equipes no período da tarde, com palestras e oficinas dentro da proposta de Currículo Funcional.
Os professores participaram de forma ativa, não só pela dinâmica de trabalho, mas também pelo envolvimento com as causas e produções. E a nossa intenção foi essa: fazer uma reflexão para que essas equipes possam trabalhar cada vez mais as habilidades dos alunos, ou seja, que eles consigam trabalhar o olhar deles sobre a realidade e a partir disso realizar possibilidades de intervenção, destacou na oportunidade a psicóloga.
Na avaliação da diretora Executiva da entidade, Sandra Helena de Almeida, as palestras e cursos realizados anualmente pela entidade buscam cada vez mais capacitar de forma graduada os profissionais que atuam com as pessoas com deficiência. Essas ações são de extrema importância, pois nos fazem refletir a nossa prática, para estamos abertos a novas possibilidades. Sabemos que o caminho dentro da inclusão é muito difícil, mas acredito que a partir do momento que você tem pessoas que te façam pensar, refletir, e olhar novas coisas, os nossos usuários só têm a ganhar com isso, acrescenta.
A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, que ressaltou a busca contínua da entidade na melhoria dos serviços prestados. O nosso objetivo é trazer profissionais que tenham conhecimento e que possam trazer mais informações para aqueles que atuam na Apae, para que estejam preparados sempre da melhor forma em atender nossos usuários, completa.
Além do Currículo Funcional Natural, foram realizadas capacitações sobre Primeiros Socorros, com o cabo Silva do Corpo de Bombeiros de Brusque; Processo de Trabalho e Acolhimento e Ética, com Doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Saúde Pública, Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima; e Como fazer seu Trabalho: renda mais, com a professora palestrante da área de Comunicação e Treinamento Coorporativo, Simone Feiler.
Os colaboradores da Apae de Brusque também desenvolveram atividades sobre Estudo e discussão do Instrumental e Reunião Administrativa, da Equipe Multidisciplinar do Centro de Convivência Ruth de Sá; e sobre Organização do material e documentação dos usuários, Discussão e elaboração de regras internas com usuários, da Equipe Multidisciplinar do Centro Educacional e Profissionalizante Santa Inês.
Entenda
Segundo Maryse Suplino, psicóloga, presidente do Instituto Anne Sullivan, Rio de Janeiro, o Currículo Funcional Natural, é um modelo de intervenção educacional que se caracteriza por utilizar uma proposta construída a partir da idéia de que as habilidades a serem ensinadas às pessoas portadoras de deficiência devem ser funcionais (úteis) e ensinadas através de procedimentos naturais, abandonando-se das situações mecânicas de ensino. Em resumo, é um conjunto de instruções e informações que reúnem não apenas uma prática a ser desenvolvida em sala de aula, como também uma filosofia e um conjunto de procedimentos. (Informações: Currículo Funcional Natural - Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental).