Apae
16/06/2011
Link copiado com sucesso!!!
APAE DE Porto União participa do Parajasc
em São Miguel do Oeste
Entre os dias 2 e 8 de junho, foi realizada a 7ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina – PARAJASC em São Miguel do Oeste. Durante uma semana, cerca de 2.250 paraatletas de 64 municípios de todo o Estado foram as estrelas do espetáculo, deram lições de vida, demonstraram que o esporte é o caminho para a igualdade entre as pessoas e emocionaram quem acompanhou cada uma das provas.
O PARAJASC, na etapa estadual, é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte – FESPORTE, e conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, da Federação Catarinense de Esportes de Surdos – FCDS, Federação Catarinense de Esportes para pessoas com Deficiência Intelectual – FCDDI, Federação Catarinense de Entidades de Deficientes Físicos – FECEDEF e Federação Catarinense de Esportes de Cega e Baixa Visão – FECADESC, com a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Regionais - SDR´s e Prefeituras Municipais.
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina têm como finalidades favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às necessidades especiais, oferecer aos atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas incentivando o surgimento de novos valores, além de proporcionar bons espetáculos esportivos, divulgar e promover o esporte adaptado estimulando empresas, empresários e municípios a investirem no esporte para pessoas com deficiência, proporcionar aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos contribuindo para o exercício de cidadania, propiciando ainda o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes. O mais importante, porém, é que o evento vai entrar para a história como um marco na abertura de caminhos pela inclusão, no combate ao preconceito e na conscientização da sociedade na luta pela igualdade social.
O município de Porto União foi representado por quinze paraatletas. Doze da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Porto União e três da Universidade do Contestado – UNC. As instituições receberam o apoio da Prefeitura Municipal de Porto União, a qual cedeu o transporte e alimentação aos alunos participantes.
Os alunos da APAE foram acompanhados pelos professores de Educação Física da instituição Alisandro Martini e Patrícia Rotta, que durante o ano todo treinam os alunos da instituição para eventos como este. Segundo a professora Patrícia, a participação de eventos como esse são de extrema importância para os alunos pois além de motivar e elevar a auto-estima, favorecem o desenvolvimento físico e cognitivo. Participar sempre, ganhar às vezes, desistir nunca, diz a professora orgulhosa pelo desempenho de seus atletas.
Os alunos trouxeram medalhas de 1º lugar na modalidade Bocha Paraolímpica em equipe, com os alunos Luis Antônio Nestor (APAE), Élio Osga (UNC) e Edson Slonski (UNC). Receberam ainda, 3º lugar na Bocha Paraolímpica individual, com os alunos Cristiane Nitek (UNC), Edson Slonski (UNC), Élio Osga (UNC), o 4º e 5º lugar na modalidade Natação, com o aluno Anderson Paes de Castilho (APAE), o 10º lugar na Bocha feminina com as alunas, Neuza T. Peres (APAE) e Viviane Vergopolan (APAE), e, 25º lugar na Bocha masculina com os alunos, Agair Mendes da Silva (APAE) e Vilson Daubermann.
A APAE de Porto União parabeniza aos atletas envolvidos e agradece a Prefeitura Municipal de Porto União, aos professores que acompanharam os atletas e a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a participação dos alunos no evento, que além da competição, valoriza a superação das pessoas com necessidades especiais.
Franciele Vogel – Assessora de Comunicação APAE de Porto União
Mais informações: francielevogel@yahoo.com.br/ (42) 3522-2387