Apae
01/06/2011
Link copiado com sucesso!!!
Inclusão: Uma Questão de Atitude
APAE de Porto União promove I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica
No último dia 11, foi realizado na sede da APAE o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica.
O evento trata-se da mobilização do movimento das APAEs junto aos gestores municipais de educação, e teve como principal objetivo identificar os mais diversos posicionamentos sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Participaram do Seminário escolas do Estado e do Município onde a inclusão acontece, alunos com deficiência intelectual e múltipla, família, professores e especialistas da educação. Estavam presentes também a Integradora de Educação Especial e Diversidade da 26ª Gered, Tânia M. Bastos , a Coordenadora Regional de Educação do Planalto Norte, Estela Lezan, o Vice-Presidente da APAE de Porto União, Aloísio Francisco Salvatti e a Diretora da APAE e Coordenadora Geral do Seminário, Leoni Mª Treml.
A princípio houve a palestra com a Professora Tânia M. Bastos - Integradora de Educação Especial e Diversidade da 26ª Gered, onde foi explicada a trajetória da Educação Especial e Inclusão.
No segundo momento foi realizada a divisão dos participantes em quatro grupos específicos de estudo: pais, professores, especialistas da educação e alunos com deficiência intelectual da rede pública de ensino. Esses grupos discutiram em quatro segmentos sobre questões pré-estabelecidas que demonstraram ser mais polêmicas a respeito da inclusão escolar e o papel das APAEs neste processo. Os segmentos foram: Estrutura, Socialização, Aprendizagem e Satisfação. Após o debate os grupos realizaram a plenária sobre as questões discutidas, onde foram identificadas as possíveis melhorias a serem realizadas no sistema da inclusão.
Segundo a Diretora da Escola, Leoni Maria Treml, atividades como está remetem à missão original do movimento das APAEs que é a defesa de direitos das pessoas com deficiência. Para nós é um grande prazer promover e interagir questões que trazem melhorias a vida das pessoas com deficiência, por isso, estamos à disposição de pais, alunos e professores do ensino regular para a resolução de qualquer problema que esteja ao nosso alcance, diz a diretora.
Durante o encerramento do evento, a Diretora ainda orientou aos professores e gestores do Ensino Regular a buscar apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE. Para finalizar o evento, profissionais da APAE de Porto União se solidarizaram aos demais participantes oferecendo apoio em qualquer que seja as dificuldades enfrentadas durante o processo de inclusão.
Mais Informações: francielevogel@yahoo.com.br/(42)3522-2387