MSWI
05/04/2017
Link copiado com sucesso!!!
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo completou 56 anos nesta terça, 4 de abril, promovendo o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual. Para comemorar a data, a Organização reinaugurou, em sua sede na Vila Clementino, o prédio do serviço Socioassistencial, que abrangerá as áreas da Socioeducação, Educacional e de Envelhecimento.
A reforma proporcionará uma ampliação de 15 para 25 salas, além de gerar melhorias na acessibilidade e mobilidade das pessoas. Ter os três serviços de inclusão no mesmo espaço, respeitando as especificidades de cada área, possibilitará um convívio intergeracional. As crianças e os adolescentes do Educacional, os jovens da Socioeducação e as pessoas em processo de envelhecimento irão participar de atividades intergeracionais com um conceito inovador e olhar de integração, o que proporcionará benefícios a todos, afirma Aracélia Costa, superintendente da Apae de São Paulo.
O departamento de Envelhecimento, localizado antes no Itaim, foi transferido para a unidade central, o que permitirá um crescimento de 15% no número de pessoas com Deficiência Intelectual em atendimento. Além disso, a região da Vila Clementino oferece mais facilidade de acesso e mobilidade ao público. O valor investido na reforma foi de 400 mil reais, proveniente de doações de associados, pessoas físicas e jurídicas, que contribuem com a sustentabilidade da Organização.
A cerimônia de reinauguração foi realizada nesta terça-feira, 4 de abril, às 10h, e contou com a presença de Marinalva Cruz, representando o prefeito João Doria e o secretário municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato, além de outros representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Durante o evento, foi assinado por Felipe Clemente Santos, diretor-presidente da Apae de São Paulo, e Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor-geral da Fundação Gol de Letra, um termo de parceria para o desenvolvimento de oficinas esportivas para inclusão da pessoa com Deficiênia Intelectual. A Cia. Artística da Organização também fez uma apresentação cultural e o ilustrador Reynaldo Berto presenteou a Apae de São Paulo com algumas obras de arte no novo espaço.
Sobre a Apae de São Paulo
A Apae de São Paulo é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 56 anos, promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório Apae de São Paulo é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto Apae de São Paulo, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.