Assinatura de convênio FCEE X SDR de Florianópolis
São José, 09/03/2010 - Nesta terça-feira, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) deu início ao cronograma de assinatura de convênios com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) e congêneres através das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). A primeira SDR a participar da reafirmação dos convênios foi a da Grande Florianópolis, beneficiando 1.562 alunos da 18ª Gerência Regional de Educação (GERED).
Ao todo foram assinados 14 convênios. Na ocasião, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE, Janice Krasniak, apresentou as atividades da Fundação em todo o Estado, tanto na qualificação dos profissionais envolvidos com a educação especial, quanto no atendimento e pesquisa realizados em seu Campus, na cidade de São José. O presidente da FCEE, Luiz Alberto Silva, entregou aos representantes das APAEs um kit com as publicações Política de Educação Especial, Diretrizes do Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação De Prótese Ocular da FCEE, Programa Pedagógico e o Catálogo de Materiais Pedagógicos Adaptados.
Participaram da assinatura dos convênios as APAEs de São José, Florianópolis, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz; bem como as congêneres Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), IATEL, Orionópolis e Vida e movimento. Entre as autoridades estavam o secretário de Estado da Administração, José Nei Ascari; o secretário Valter José Gallina; o gerente regional de Educação, Ari César da Silva; e a presidente da Federação das APAEs (FEAPAEs), Rosante T. Jahnke Vailatti.
A assinatura dos convênios têm a finalidade de estabelecer a cooperação técnico-pedagógica entre as Instituições, com o propósito de garantir condições adequadas para o atendimento das pessoas com deficiência. Os convênios também viabilizam a determinação de professores contratados pelo Governo do Estado, por meio da FCEE, para atuar nas APAES dos municípios abrangidos pelas SDRs. A medida está de acordo com as diretrizes da política de Educação Especial, definidas pela FCEE e Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Resolução 112/06, do Conselho Estadual de Educação.
A próxima SDR a ser visitada será a de São Lourenço do Oeste, no próximo dia 16 de março.