Apae
14/09/2010
Link copiado com sucesso!!!
Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla/2010
A autodefensoria no Movimento Apaeano vem se estruturando na medida em que as APAEs abrem espaços para a participação direta de seus educandos, motivando-o a se manifestarem sobre determinado assuntos de interesse dos demais colegas e sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais.
Assim um representante do sexo masculino e uma do sexo feminino, eleitos pelos seus colegas, com assento e voz, têm presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pelas respectivas instâncias: nas APAEs, nas Federações das APAEs nos Estados e na Federação Nacional das APAEs, inclusive em todas as Assembléias e reuniões da diretoria.
A missão dele consiste na defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Para isso, devem contar com uma preparação ativa que os possibilitem a defender suas posições. Eles podem sugerir ações que aperfeiçoem o seu atendimento e a sua participação em todos os seguimentos da sociedade. Como porta-vozes de seus companheiros, a participação deles faz uma grande diferença, de forma positiva, que pode ajudar os demais membros da Diretoria a desenvolver habilidades no tratamento da pessoa com deficiência.
A rede Apaeana não pode esquecer nenhum momento, que a razão de todo o trabalho desenvolvido são as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. São elas as mais interessadas no funcionamento das instituições. Por isso, a rede APAE deve facilitar o intercâmbio, promover a troca de informações e conhecer as expectativas desse seu publico como forma de auxiliar os dirigentes na formulação de planejamentos, estratégias e planos de ação.
O programa de autodefensoria é a grande bandeira da rede Apaeana em defesa da valorização da diversidade e á promoção da dignidade das crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla. O desafio é trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento dessas pessoas, considerando suas necessidades e anseios, e contribuir para a sua inserção social.
Porém compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular do ser humano é o grande desafio daqueles que se dedicam as pessoas com deficiências intelectual e múltipla e que fazem Educação diferente atendendo os anseios das minorias que almejam a inclusão social e cidadã.
É com este propósito que realizou-se no dia (23) vinte e três de agosto de (2010) de dois mil e dez a abertura da semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e o IV encontro dos autodefensores regionais que integram o Conselho Regional do Extremo Oeste.
Evento este que teve como anfitrião a Escola Especial Pequeno Guinther _ Apae de Palma Sola, recebemos as APAEs de (11) onze municípios que integram as regionais de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Maravilha.
Coordenado pela professora Marili Rodrigues coordenadora regional, Adriane Pollazo coordenadora técnica, representando neste ato o SR Odilo Koch, representante do 13° Conselho Regional do Extremo Oeste, e pela suplente regional Silvia Dal Pizzol.
Neste evento tivemos a presença do Sr. Selito Pedro Três vice prefeito municipal, Flavio Berte Secretario da Secretario do Desenvolvimento Regional da 30° SDR, a Gerente Regional de Educação da 30° SDR SRA Juraci de Oliveira. A coordenadora da Educação Especial da 30° SDR de Dionísio Cerqueira a SRA Jeldes Tauber. O Secretario de Educação Cleonir Pelisser. A presidente da Escola Especial Pequeno Guinther Nair Libera Jabornik e demais membros da diretoria, a diretora da Escola Especial Margarete Bortoli, demais educadores, educandos, funcionários e técnicos do SUS.
A APAE encerrando os trabalhos os trabalhos pela parte da manhã fizemos uma carreata com a participação de todas as APAEs presentes, autoridades, convidados e comunidade em geral.
Ao meio dia foi oferecido um almoço a todos na Escola Especial Pequeno Guinther.
A tarde dando continuidade aos trabalhos a psicóloga Maricleia Roman ministrou uma palestra de conscientização falando sobre autodefensoria, leitura da carta de Blumenau (carta elaborada no IV Fórun Estadual dos Autodefensores realizada durante o XIII Congresso Estadual das APAES, em Blumenau.
Apresentação dos cantidados
Eleição dos novos autodefensores da regional. Sendo que Cristiane Koch (Cunha Porá) e Valdir Dal Pizzol (Maravilha) entregaram a faixa para Viliane Mess (São Miguel do Oeste e Laércio Luiz Lorscheiter ( São José do Cedro), ficaram como suplente o casal Márcia Mattei (São José do Cedro) e Adair de March ( Palma Sola). Sendo que eles estavam representando as APAEs nos próximos três anos.
Tivemos neste dia reunião com os coordenadores dos autodefensores para analisar o andamento dos trabalhos que as mesmas vêm realizando com os autodefensores e demais educandos da escola.
Foi pedido que todas fizessem um relatório das atividades realizadas durante o ano e entregam a coordenado regional para acompanhamento das mesmas.
Foi servido lanche a todos no final e entregue uma lembrança aos autodefensores.
Portando a Escola de Educação Especial PEQUENO GUINTHER ficou honrosamente orgulhosa em estar recebendo todas as demais APAEs para esse maravilhoso encontro sendo que nossa escola é um espaço de acesso ao desenvolvimento e ao conhecimento; é um lugar que proporciona condições favoráveis que atendam as particularidade e especificidades de cada segmento da comunidade.