A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul (RS) apresentou recentemente, em parceria com vereadores, um projeto de lei que prevê a criação do Agosto Laranja, um mês dedicado para estimular o debate, a conscientização e, sobretudo, ampliar as ações voltadas às pessoas com deficiência do município.
De autoria da vereadora Nicole Weber (PTB) e subscrita pelos vereadores Rodrigo Rabuske e Sérgio Moraes, ambos do PTB, a matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal no dia 23 de agosto, no mesmo período em que a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promoveu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2021. O projeto aguarda sanção do Executivo.
A presidente da Apae de Santa Cruz do Sul, Maribel Dockhorn, agradeceu os parlamentares pela expressiva votação e pelo respaldo à causa. De acordo com ela, a nova campanha vai fortalecer cada vez mais a discussão, permitindo uma maior reflexão acerca da importância das demandas e dos direitos das pessoas com deficiência.
“É fundamental que tenhamos este apoio por parte de nossos representantes, e que tenhamos em nosso município um mês inteiro dedicado a este debate, que é fundamental para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e que deve ser cada vez mais presente em nosso dia a dia”, afirmou.
Homenagem
A Apae de Santa Cruz do Sul recebeu na quarta-feira (1º) a Medalha da 55ª Legislatura, honraria mais importante concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul às entidades, empresas e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado. A outorga foi entregue à presidente municipal da entidade, Maribel Dockhorn.
Proposta pela deputada estadual Kelly Moraes (PTB), a homenagem à Apae de Santa Cruz do Sul teve como objetivo reconhecer o trabalho realizado pela entidade naquele município, fundada em 1963. Atualmente, essa Apae presta atendimento para mais de 493 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. Seu quadro técnico é formado por mais de 70 profissionais qualificados em suas áreas de atuação.
“Receber esta honraria ratifica a qualidade do serviço que prestamos, e nos motiva a continuar na busca por um mundo mais igualitário e inclusivo”, destacou Maribel.