Consideradas as inúmeras formas de trabalhos voltados para a pessoa com deficiência, o Currículo Funcional Natural (LeBlanc, 1990) surge como um meio eficaz de proporcionar o desenvolvimento, interação e integração social desta com a sociedade. Um dos maiores anseios das famílias atendidas é a socialização plena de seus filhos na comunidade, de maneira que possam frequentar feiras, espaços de lazer públicos, escolas regulares e chegar ao emprego. O CFN está baseado em três componentes fundamentais:
1) melhorar as condições e procedimentos de ensino para favorecer o processo de aprendizagem (decidir que técnicas usar para realizar mudanças de comportamento e aprendizagem de novas habilidades); 2) estabelecer metas decidindo como diminuir comportamentos inadequados; 3) avaliar constantemente da efetividade dos procedimentos;
Os objetivos estabelecidos pelo Currículo Funcional Natural são similares aos encontrados na maior parte das metodologias desenhadas para atender a pessoas com deficiências. Assim como nas demais propostas, o Currículo também preconiza o alcance da independência e autonomia por parte daqueles aos quais se destina. O principal diferencial, entretanto, está na seleção dos objetivos bem como na maneira pela qual tais objetivos serão ensinados.