Felipe Menezes
11/08/2022
Link copiado com sucesso!!!
A diretoria executiva e membros da equipe técnica da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniram nesta terça-feira (9) com a empresa Destra para acertar os últimos detalhes para o início do teste-piloto do aplicativo Apae Brasil. Com a aprovação da diretoria, ficou definido que a plataforma, elaborada pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa e pela Destra, será testada inicialmente em algumas Apaes.
Participaram da reunião, realizada por meio de videoconferência, o presidente José Turozi; o vice-presidente Nilson Ferreira; a 2ª diretora-secretária, Fátima Godoy; os diretores Financeiros Hélio Lopes (1°) e Sergio Prodocimo (2°); os diretores Delton Bastos (Patrimônio) e Carlos Mariz (Assuntos Internacionais); a procuradora Jurídica, Mírian Queiroz; o gerente Institucional, Erivaldo Neto; a pesquisadora Laura Gontijo; e representantes da Destra.
Revolucionário e de caráter pioneiro, inovador e social, o aplicativo Apae Brasil é uma ferramenta de gestão que será ofertada às 2.224 Apaes, permitindo o agendamento de reuniões, o gerenciamento de listas de espera, o cadastro digital de todos os assistidos, dentre outras funcionalidades. O item mais importante, no entanto, do aplicativo Apae Brasil, é que ele permite realizar a avaliação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla a partir do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM).
Esse instrumento de avaliação fornecerá informações estatísticas padronizadas e confiáveis sobre pessoas com deficiência, baseadas na avaliação biopsicossocial. A partir desse aplicativo, será possível elaborar planos de atendimento individualizados com um instrumento que é o mais aproximado da realidade nacional e mais adequado para identificar as necessidades das pessoas com deficiência.
Além disso, o aplicativo possibilitará um conhecimento da demanda existente em cada território pelos serviços da Apae, disponibilizando dados para que cada Apae possa pleitear a ampliação e diversificação dos seus atendimentos e ofertas.
Ao parabenizar as equipes pelo trabalho desenvolvido, José Turozi frisou que o aplicativo Apae Brasil é mais uma importante iniciativa da atual gestão, que sempre se engajou em aperfeiçoar e modernizar as Apaes, a fim de promover melhores condições de vida para mais de 1,3 milhão pessoas com deficiência e suas famílias, por meio de serviços oferecidos gratuitamente nas áreas de assistência social, educação, saúde e trabalho.
Segundo o presidente, a plataforma será uma ferramenta primordial para o fortalecimento da Rede Apae Brasil. Turozi explicou que o aplicativo permitirá à organização analisar com maior profundidade o perfil e a situação dos assistidos e de suas famílias, os padrões de qualidade e a oferta dos serviços e benefícios, além de auxiliar os gestores na tomada de decisões e contribuir para o planejamento de ações estratégicas, na intenção de realizar ações que visem a melhoria da qualidade dos serviços prestados, na implementação de políticas públicas e novos serviços ao público-alvo da instituição.
“Acreditamos que o aplicativo Apae Brasil representará um divisor de águas na Rede Apae e no país, porque estaremos auxiliando na consolidação do movimento e enfatizaremos à sociedade, às empresas e aos representantes do poder público, por meio de dados novos e detalhados, o nosso comprometimento com as causas das pessoas com deficiência e da necessidade de saber as suas necessidades e demandas e, sobretudo, buscar medidas que efetivamente transformem o atual panorama do Brasil, fazendo com que elas tenham voz e vez, oportunidades e melhores condições de vida”, afirmou José Turozi.