Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SC

Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina - SC

  • Quem Somos
  • Agenda da Presidente
  • APAES SC
  • Capacitações e Certificados
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

“Estamos unidos e afinados no projeto de fortalecimento da Rede Apae e na construção de um Brasil melhor para as pessoas com deficiência”, afirma presidente José Turozi

Diretoria executiva e Conselho de Administração se reuniram nesta quarta-feira (15), em Brasília, para deliberar diversas pautas

Felipe Menezes

16/12/2021

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Os assuntos institucionais e a realização de trabalhos da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para 2022 deliberados na terça-feira (14) pela diretoria executiva foram ratificados de forma unânime pelo Conselho de Administração em reunião nesta quarta-feira (15), em Brasília.

 

Conduzida pelo presidente José Turozi, o encontro teve a presença do vice-presidente Emanoel O’ de Almeida Filho; da 2ª diretora-secretária, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy; do 1º diretor Financeiro, Nilson Ferreira; e dos diretores Social, William Ferreira, de Patrimônio, José Maria Belo, e para Assuntos Internacionais, Rosane Jahnke; dos autodefensores nacionais, Tâmara Soares e Francisco Matos Além; dos presidentes das Federações de Estado (Feapaes) e dos coordenadores nacionais.

 

“O resultado da reunião simboliza que a Rede Apae Brasil está unida e afinada no projeto de fortalecimento da organização em âmbito nacional e também internacional, para que assim possamos contribuir cada vez mais na construção de um país inclusivo e justo para as pessoas com deficiência, onde tenham mais oportunidades, bem-estar e seus direitos sejam verdadeiramente garantidos. Hoje demos passos importantes, mas sabemos que ainda há muito a ser feito, e tenho certeza de que realizaremos nossas metas”, afirmou José Turozi.

 

Confira abaixo o resumo das principais pautas decididas.

 

X Cap do Bem

 

Convidados por José Turozi, representantes da Caixa Econômica Federal prestigiaram a reunião com o objetivo de dar mais detalhes acerca do título de capitalização “X Cap do Bem”, lançado em outubro deste ano.

 

Na ocasião, tiraram dúvidas e garantiram que o produto, já disponível para doação, vai passar por melhorias. Para isso, salientaram que, além do engajamento, esperam contar com o compartilhamento de informações do movimento apaeano, a fim de aperfeiçoá-lo e, assim, alcançar o maior número de brasileiros e beneficiar as pessoas com deficiência assistidas pela organização.

 

Procuradora Jurídica

 

Ao iniciar os trabalhos, o Conselho de Administração da Fenapaes referendou o nome de Mírian Queiroz como a nova procuradora Jurídica, em substituição a Rosangela Moro, que alegou não poder continuar à frente do cargo.

 

“Sinto-me lisonjeada por fazer parte da Fenapaes. Muito obrigado pela oportunidade. Estou à disposição de todos”, disse a advogada, que iniciou sua trajetória no movimento apaeano aos 16 anos de idade, em Anápolis (GO).

 

Faculdade

 

Foi aprovada a compra de sete salas para a Faculdade Apae Brasil, que está em fase de implementação. O gerente Institucional da Apae Brasil, Erivaldo Fernandes Neto, explicou que a instituição ficará em Brasília, no mesmo prédio da Fenapaes, e será no formato de ensino a distância (EAD). Segundo Neto, a aquisição das salas faz parte de uma série de exigências do Ministério da Educação, como garantir uma estrutura física adequada aos alunos e para o funcionamento da faculdade.

 

Mensalidade

 

O conselho acatou a sugestão da diretoria executiva de criar um grupo de trabalho para estabelecer um novo critério de contribuição das filiadas. O grupo será coordenado pela nova procuradora Jurídica e contará com um representante de cada região. Além disso, ficou decidido que, em 2022, as mensalidades não terão reajuste, a fim de que unidades possam quitar suas pendências. “Não podemos abrir mão das mensalidades. E as Apaes, como filiadas, têm que estar em dia”, ressaltou Turozi.

 

Esporte

 

O coordenador nacional de Educação Física, Desporto e Lazer, Roberto Antônio Soares, tratou da 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes - Edição Nacional, que ocorrerá entre 5 e 10 de dezembro de 2022, em Aracaju (SE), com a participação de 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Serão 11 modalidades, sendo quatro coletivas e sete individuais. Em janeiro, o presidente José Turozi, a nova diretoria executiva, Roberto e os coordenadores estaduais de Esporte desembarcarão na capital sergipana para fazer a vistoria técnica dos locais em que serão realizadas as competições.

 

Família

 

Durante o encontro, os coordenadores nacionais de Família, Rodolpho Dalla Bernardina e Diva Marinho, destacaram a importância das famílias para as Apaes. Ademais, pediram aos presidentes das Feapaes a realização de mais encontros locais para discutir assuntos relativos às famílias, com o intuito de possibilitar a troca de experiências e informações entre as famílias e os profissionais da Rede e, principalmente, estimular a reflexão sobre o valor das famílias e empoderá-las e impulsionar cada vez mais a participação delas na organização.

 

Criada na gestão Turozi, a Coordenadoria Nacional da Família tem como propósito frisar, no contexto do movimento apaeano, o papel e o protagonismo das famílias na trajetória de lutas e vitórias em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Hoje, com as coordenadorias já consolidadas em todas as regiões do país, a Apae Brasil deu início, em outubro deste ano, ao projeto Fóruns Estaduais de Família, que simboliza um marco ímpar na história da entidade. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a sediar o evento, que ocorreu no formato on-line.

 

MDM8

 

O diretor-presidente da MDM8, Miguel Muccillo, detalhou as atividades de captação de recursos e trabalhos que serão desenvolvidos no ano que vem, por exemplo. Na ocasião, destacou ainda que a Apae é a entidade que possui a maior concentração de parcerias com produtos de capitalização na modalidade filantropia premiável. Em 2013, a MDM8 foi a responsável por introduzir a organização no mercado de capitalização.

 

PJP

 

Convidado pela diretoria executiva, o coronel Roberto de Moraes Tavares participou da reunião para apresentar o papel do Projeto João do Pulo (PJP) na vida das pessoas com deficiência, além da importância da parceria com a Apae Brasil para o aperfeiçoamento e a ampliação do projeto em todo o território nacional. Tavares é coordenador-geral do PJP e do Programa Forças do Esporte (Profesp), ambos do Ministério da Defesa.

 

Criado em 2015 e uma extensão do Profesp, o Projeto João do Pulo conta com a parceria da Apae Brasil e, desde 2019, é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiência, priorizando crianças, jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Atualmente, o PJP está presente em 11 cidades e atende mais de 370 pessoas com deficiência.

 

Orçamento, Apae Noel e e-mail

 

O Conselho de Administração ratificou também o orçamento para 2022, e discutiu novas ações a serem desenvolvidas para a próxima campanha do Apae Noel. Ademais, dentre as resoluções analisadas, referendou a deliberação do uso do e-mail institucional pelas Apaes e Feapaes, com a finalidade de aperfeiçoar e padronizar a comunicação da Rede.

 

Homenagem

 

Ao fim da reunião, o presidente José Turozi entregou um certificado de homenagem a membros da atual diretoria executiva da Fenapaes que estão deixando seus cargos para assumir novas funções, bem como aos presidentes de Feapaes que encerram seus mandatos no fim deste ano.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaesc.org.br

Telefone: (48) 3333-6619

Rua Felipe Schmidt, 303 - Edifício Dias Velho, 805 - CEP: 88010-903 - Florianópolis - SC

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!