A diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniu na quarta-feira (21), por videoconferência, com representantes da MDM8 Brasil e Capemisa para discutir uma proposta para a realização da campanha Apae Noel, a ser implementada neste ano. Pelo projeto, ainda em fase de elaboração, o modelo de comercialização passaria da venda de bilhetes (atual formato) para o de títulos de capitalização, em parceria com as duas referidas empresas. A ideia foi levantada pelo diretor-presidente da MDM8, Miguel Muccillo, durante reunião da diretoria executiva com o Conselho de Administração da Fenapaes entre os dias 14 e 16 deste mês, em Brasília (DF).
Conduzida pelo presidente José Turozi, a reunião contou com a participação do vice-presidente Nilson Ferreira; do diretor Financeiro Hélio Lopes (1º); da diretora-secretária Fátima Godoy (2ª); dos diretores William Ferreira (Social) e Carlos Mariz (Assuntos Internacionais); do gerente João Batista (Operacional) e de membros da equipe técnica das áreas administrativa, captação de recursos, jurídica e contábil. Da MDM8, além de Miguel Muccillo, estiveram presentes Bruna Prates e Luana Silveira, respectivamente coordenadora de Comunicação e Marketing e diretora Comercial. Já da Capemisa, Márcio Coutinho, diretor Comercial.
Desde quando foi lançada, em 1983, no Estado de Santa Catarina, e depois levada à Fenapaes, a iniciativa desenvolvida anualmente pela organização – e operacionalizada em todo o país, com o Certificado de Autorização emitido pelos órgãos governamentais competentes – cresceu e se consolidou, graças à efetiva participação das Apaes, que vendem os bilhetes da ação em seus municípios.
Em geral, os prêmios são seis carros populares, sendo cinco para os compradores e um para a Apae que vendeu o bilhete correspondente ao primeiro prêmio. Hoje, do total dos recursos arrecadados, aproximadamente, 70% é destinado às Apaes, 15% às Federações das Apaes nos Estados (Feapaes) e 15% à Apae Brasil. Somente nas edições de 2018, 2019 e 2022, por exemplo, de 1,5 milhão de bilhetes emitidos, sendo 500 mil referentes a cada ano, foram vendidos 1.080.529, arrecadando R$ 10.805.290. Desse total, R$ 7.563.703 ficaram diretamente no caixa das Apaes participantes da ação.
“O Apae Noel exerce papel primordial na consolidação do trabalho de fortalecimento das Apaes e da marca Apae Brasil. Por isso, diante da relevância da campanha para o movimento apaeano, além dos benefícios que proporciona, temos a responsabilidade de analisar e discutir a proposta de forma minuciosa, para que, caso seja aprovada, possamos viabilizá-la e projetá-la em tempo recorde e, assim, alcance o resultado esperado: arrecadar mais recursos para continuar fazendo a diferença na vida das pessoas com deficiência, a nossa razão de existir”, afirmou José Turozi.
Ao fim da reunião, ficou definido que as empresas MDM8 e Capemisa apresentarão o projeto nas próximas semanas.