O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, reuniu-se, nesta quinta-feira (20), na sede da entidade em Brasília, com o Coronel Roberto de Moraes Tavares, do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa. A reunião, que contou também com a presença da secretária-executiva da Fenapaes, Cristiane Andersen, tratou do convite feito à entidade para participar do Projeto João do Pulo. Esse projeto, inicialmente criado para promover a reintegração social dos militares que adquiriram deficiências em consequência de acidentes ou enfermidades, iniciou uma nova fase que é destinada a revelar talentos paratléticos, com um público-alvo mais abrangente para incluir pessoas com deficiência a partir dos 10 anos de idade, de ambos os sexos.
O projeto foi batizado como João do Pulo em homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, que teve uma das pernas amputada em decorrência de grave acidente de trânsito.
A reunião entre o presidente José Turozi e o Coronel Roberto de Moraes Tavares tratou da possível assinatura de um Termo de Cooperação para, através do Projeto João do Pulo, possibilitar a participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pelas Apaes, bem como a capacitação dos profissionais das áreas de Educação Física, Desporto e Lazer da Rede Apae.
Na semana passada, dos dias 12 a 14, o presidente José Turozi integrou, a convite do Ministério da Defesa, a Missão de Acompanhamento e Orientação a Núcleos do Programa 'Forças no Esporte' (PROFESP) de Organizações Militares sediadas na Região Norte.
Executado pelo Departamento de Desporto Militar da Pasta da Defesa, o programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. São oferecidas atividades esportivas, educacionais e de lazer, além de alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.