Apae Brasil
18/03/2025
Link copiado com sucesso!!!
A Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro e a Apae de Búzios expressam profunda preocupação com a decisão da Prefeitura Municipal de Búzios de solicitar judicialmente a retomada do imóvel onde há 20 anos funciona a Apae de Búzios. Essa medida pode resultar no encerramento das atividades da instituição, deixando mais de 80 pessoas com deficiência sem atendimento especializado e suas famílias desamparadas.
A Apae de Búzios desempenha um papel essencial na promoção da inclusão e no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, oferecendo suporte especializado, reabilitação, socialização e oportunidades de autonomia. Caso as suas atividades sejam interrompidas, essas pessoas perderão um espaço fundamental para o seu desenvolvimento e bem-estar, e suas famílias ficarão sem o suporte que há anos garante acolhimento e orientação, gerando ainda mais desafios na rotina de cuidado.
Além disso, essa decisão afeta diretamente o município e sua rede de proteção social, uma vez que não há outra estrutura pronta para absorver essa demanda. Sem a atuação da Apae de Búzios, a cidade enfrentará um impacto significativo na prestação de serviços socioassistenciais, deixando um vazio na assistência a uma parcela da população que mais necessita de apoio e atenção.
Reconhecemos a importância do planejamento urbano e da ampliação de equipamentos públicos, mas o desenvolvimento da cidade não pode acontecer às custas da desassistência da população mais vulnerável. A inclusão social não é um entrave ao crescimento do município, mas, sim, um princípio fundamental para garantir uma cidade mais justa e humana.
O imóvel, cedido pelo próprio município, recebeu investimentos significativos da instituição para a sua adequação e o seu funcionamento, melhorias que precisam ser consideradas pela gestão municipal, posto que os investimentos são fruto de trabalho de toda a comunidade de Búzios, além de recursos públicos empenhados. Considerar os investimentos é valorizar o trabalho de toda a comunidade e continuar com a parceria essencial do poder público municipal.
Diante desse cenário, reforçamos o nosso compromisso com o diálogo e apelamos para que a Prefeitura de Búzios reconsidere a sua decisão e estabeleça um canal de diálogo aberto e construtivo com a Apae de Búzios, as famílias atendidas e a sociedade civil, a fim de encontrar uma solução que garanta a continuidade do atendimento sem comprometer os direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
A inclusão social é uma responsabilidade de todos. Não podemos aceitar retrocessos que comprometam a vida e o futuro de tantas famílias. O caminho para o desenvolvimento é aquele que acolhe, valoriza e respeita a diversidade de sua população e não deixa ninguém para trás.
Federação Nacional das Apaes
Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro
Apae de Búzios