Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
21 a 28 de agosto
Em busca de igualdade. Estamos aqui!
Projeto
Conseguindo essa igualdade através da Autogestão
AGOSTO/2012
1. DESCRIÇÃO DO PROJETO
1.1 Tema:
Em busca da igualdade. Estamos aqui!
Conseguindo essa igualdade através da Autogestão.
1.2 Identificação do Objeto:
Campanha de conscientização da importância da busca dessa igualdade através do trabalho de autogestão com toda comunidade APAEANA.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
Promover ações de conscientização para a efetivação do trabalho de Autodefensoria e Família para que famílias e profissionais em geral das APAES entendam a importância da autogestão desde a estimulação essencial para que desta maneira no futuro tenhamos Autodefensores cientes do seu papel perante a sociedade.
1.3.2 Objetivos Específicos
Oportunizar para todos os educandos discussões e atividades que incentivem o trabalho de autogestão;
Promover para todos os profissionais da APAE e equipe diretiva momentos de estudos e trocas referente ao processo de autogestão em busca de Igualdade;
Criar situações e discutir com as famílias dos educandos a importância da autogestão na vida da pessoa com deficiência enfatizando que é nesse processo que estão seus maiores ganhos;
Traçar metas com objetivos reais que visem o trabalho de autogestão em todos os setores, respeitando a singularidade de cada um;
Divulgar através da coordenação estadual de Autodefensoria e Família e do site da federação das APAES do estado os trabalhos realizados através deste projeto.
2. METODOLOGIA: Cada instituição deverá trabalhar questões relacionadas ao projeto paralelo as suas atividades diárias, sem precisar de maneira alguma mudar seu planejamento pedagógico, as estratégias poderão ser reavaliadas para que ambos os trabalhos se completem.
3. PUBLICO ALVO: educandos, famílias, equipe diretiva e profissionais em geral das APAES do estado de Santa Catarina
4. DURAÇÃO DO PROJETO: será lançado na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em 17/08/2012 e deverá ser trabalhado durante todo o ano.
5. AVALIAÇÃO: Deverá ser realizadas através de fotos, registros e relatos de todos os envolvidos: educandos, profissionais e famílias.
Coordenação Estadual de Autodefensoria e Família
Claudia Robertha de Arrazão – APAE de Jaraguá do Sul