Demonstrações de compromisso e de solidariedade marcaram, em todo o país, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e que terminou nesta terça-feira (28). Foi uma grande mobilização que contou com a participação das Federações Estaduais das Apaes (Feapaes), das Apaes e entidades filiadas, de prefeituras, de governos estaduais, da imprensa, de organizações da sociedade civil e dos cidadãos. Todos unidos em torno do tema da Semana Nacional: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas, uma mensagem que reforçou a necessidade da efetiva participação da família, e também da própria pessoa com deficiência, no esforço pela inclusão, pela garantia de direitos e pela melhoria da qualidade de vida.
Em todas as unidades da federação, até nas mais longínquas localidades, foram promovidas diversas atividades destinadas a estimular a reflexão da sociedade sobre a causa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. São cidadãos que ainda enfrentam uma série de barreiras sociais, educacionais e profissionais no país, apesar de avanços como a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Durante a Semana Nacional, foram realizados passeios ciclísticos, o tradicional Dia de Beleza, caminhadas, palestras, almoços, mostras fotográficas, espetáculos de dança, oficinas, homenagens de Câmaras de Vereadores a Apaes, corridas, atividades de inclusão profissional, entre várias outras ações. A expressiva participação da sociedade foi favorecida, em grande parte, pela parceria entre as Feapaes e as Apaes na divulgação da programação das atividades.
Houve também uma forte divulgação por parte dos meios de comunicação, principalmente da mídia dos municípios onde as Apaes e entidades filiadas se situam. Da mesma forma, as redações do portal G1 nos estados deram ampla cobertura à Semana Nacional, com textos, fotos e vídeos.
Foram sete dias em que a Rede Apae demonstrou ao país sua unidade, organização e compromisso, atuando sob a coordenação da Fenapaes, que foi responsável pelo planejamento, pela identidade visual, pela estratégia e pela divulgação das atividades realizadas durante a Semana Nacional em todas as regiões do país.
A expectativa de todo o Movimento Apaeano é que a mensagem da campanha – Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas – siga ecoando por toda a sociedade para a defesa da inclusão e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todo o país.