O Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, lembrado em 21 de março, será debatido nesta quarta-feira, com uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, no auditório Petrônio Portela.
A audiência foi requerida pelo senador Romário (Pode-RJ) para comemorar a data - estabelecida em 2006 no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) - e para homenagear as pessoas com essa alteração genética, entre elas a filha mais nova do parlamentar, Ivy, de 13 anos.
O senador ressalta que a finalidade é dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Combater o mito que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o diferente, observou.
Os convidados para o debate são Fernando Moreira Barbosa, representante da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Porto Alegre (RS); Lucius Neiva dos Santos, atleta; e Jéssica Mendes de Figueiredo, representante da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.